quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Almah em Brasília

Olá a todos!

Neste fim de semana passado estivemos eu, Edu e o Marcelo Moreira (bateria) na casa do Marcelo Barbosa (guitarra), em Brasília, pra darmos seqüência ao processo de composição do novo disco do Almah. Mais uma vez voltei surpreso com a nossa união, e nossa capacidade de juntar as forças em prol da música. As composições estão cada vez melhores! Nós mexemos em algumas das coisas que já tínhamos feito, e também começamos algumas idéias praticamente do zero. As idéias do Edu são a base principal de tudo o que fizemos até então.

Na quinta-feira chegamos em Brasília por volta do meio-dia, e o Barbosa (pra evitar confusão) veio nos buscar no aeroporto. Almoçamos e já começamos a por a mão na massa. O Barbosa mora num apartamento super aconchegante no Sudoeste de Brasília, e a nossa estada foi a melhor possível! Impressionante também a quantidade de equipamento que ele tem, nos dando uma variedade grande de opções na hora de gravar as demos. Falando em demos, estamos com 6 músicas praticamente prontas, faltando apenas alguns detalhes e a voz. Elas foram registradas com a melhor qualidade possível, então é bem possível que um dia liberemos esse material como bônus, ou algo assim.

Gravar as músicas já num formato próximo ao final é muito bom, por que nos permite ter uma idéia muito mais realista de como as músicas vão soar. Além disso, o Edu está caprichando nas linhas de teclado e orquestrações, fazendo tudo soar muito melhor. Tem uma balada que eu me emociono toda vez que ouço, e é uma das melhores que temos até agora.

Esta experiência também é muito bacana por que nós, que moramos cada um em uma cidade, estamos tendo a oportunidade de ter uma convivência real como banda, e isso se reflete de forma muito clara no resultado final do processo. Cada um dos membros da banda está contribuindo ao máximo com suas idéias, tornando o resultado muito mais completo e verdadeiro. Gostaria que todos os discos de que eu participasse de hoje em diante fossem feitos dessa forma, é ooooutra coisa! O Moreira, por exemplo, toca guitarra bem e registra suas idéias no computador, facilitando muito na hora de mostrar para nós. Eu e o Barbosa estamos trabalhando em partes instrumentais cabulosas, que não poderíamos criar se estivéssemos separados. E a música vai realmente tomando forma a cada mudança mínima, a cada ajuste, a cada detalhe.

Além do trabalho, tivemos também a oportunidade de nos divertirmos um pouco. Na sexta-feira nós fomos fazer compras e preparamos um jantarzinho na casa do Barbosa, com uma macarronada ao molho de tomate com atum, feita pelo Moreira, e uns bifes de maminha estragados por mim mesmo (ficaram muito duros....:-P). No sábado teve show da banda de covers do Barbosa, o Zero10, num bar chamado UK Brazil. A banda é boa demais! Eles tocam nessa casa todos os sábados há 3 anos, então estão super entrosados. O repertório é bem variado, então todo mundo se diverte. Como não podia deixar de ser, nós fomos convidados pelos membros do Zero10 para dar uma “canja”. Primeiro fui eu, que subi no palco para tocar “Beat It”, do Michael Jackson, “Carry On My Wayward Son”, do Kansas e “Cochise”, do Audioslave. O baixista da Zero10, Cid, que é um grande músico, me cedeu seu espaço por essa e mais algumas vezes ao decorrer da noite (valeu, Cid!). Depois foi a vez do Edu subir pra cantar “2 Minutes To Midnight”, do Iron, e arrasou! Na última participação, subimos eu, o Moreira e o vocalista do Khallice, Alírio Netto, pra tocar “Burn”, do Deep Purple e “Rock 'n' Roll All Night”, do Kiss. Foi uma noite divertidíssima! Pra fechar, jogamos uma partida de sinuca onde a dupla Andreoli/Barbosa saiu vitoriosa!

No domingo teve o aniversário do Moreno, filho do Barbosa. A festa aconteceu lá mesmo no prédio dele, e estava divertidíssima, como toda festa de criança, e um pouco mais, regada a doces, salgados, míni Hot-dogs e tudo mais! Além disso tivemos a oportunidade de conhecer a família do Barbosa, que é super legal, e també reencontrar o pessoal do Khallice, que eu não via havia bastante tempo!

Amanhã, quinta-feira, é minha vez de receber novamente om pessoal e começar mais uma etapa da composição desse que já é, na minha opinião, um dos melhores discos que eu já fiz. Se as coisas continuarem neste bom ritmo, será um dos melhores discos que eu já ouvi, sem dúvida! Trago mais notícias na semana que vem! Abraços!


Jantarzinho


Gente coisa é outra chique!


Mão na massa!


Voltando aos tempos de ouro...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Almah e Time Out

Fala galera!

Estou trazendo pra vocês algumas notícias e fotos das últimas sessões de composição do Almah, que aconteceram na minha casa na semana passada, e também das sessões de gravação do DVD do Time Out, que rolaram neste último fim de semana.

As músicas do Almah estão cada vez melhores! Desta vez tivemos a colaboração do nosso guitarrista Marcelo Barbosa, que veio de Brasília exclusivamente pra compor conosco. As músicas ganharam muito em estrutura e virtuosismo. Juntos nós fizemos algumas das partes instrumentais que faltavam nas músicas, e também acrescentamos ou retiramos partes, deixando cada música com os elementos necessários, nem a mais, nem a menos.

Na sexta-feira Marcelo foi para a casa do Edu, e eu fui para o estúdio Ultra Sônica, em São Paulo, onde começamos os preparativos para a gravação do DVD do Time Out. Passamos o dia todo montando os equipamentos de som e vídeo, passando o som, e no sábado iniciamos a gravação. A produção ficou a cargo do Ricardo “Japa” Nagata, que também produziu o disco do Time Out. Gravamos as músicas, que ficaram muito boas, e também alguns depoimentos e entrevistas dos músicos e da equioe envolvida no projeto.

Nesta próxima quinta-feira é a vez de Edu e eu viajarmos à Brasília, onde nos hospedaremos na casa do Marcelo para continuar fazendo as músicas do Almah. Manterei vocês informados!

Eu, Marcelo e Edu

O case virou workstation!

Edu dominando o Cubase!

Relax na piscina

A ponte que (não) partiu

Maurício Leite e Marquinhos microfonando a bateria

Advinha quem é?

O trio posando pra foto

Em ação!

Ouvindo o resultado

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Projetos

Olá!


Como eu comentei anteriormente, tenho trabalhado estes dias tanto nas composições para o novo disco do Almah quanto no DVD do Time Out. Intercalei meus horários entre ensaios e sessões de composição, horas e horas de som na orelha, olhando fixo pra tela de um computador, e mais horas ainda no trânsito de um lugar pra outro. Imaginem então como foi hoje, sexta-feira, véspera do Carnaval! Felizmente tudo isso acaba valendo a pena quando analisamos o resultado de tanto trabalho, e percebemos que fizemos um grande progresso.






Na terça e na quarta-feira o Edu esteve em minha casa. Armamos nosso mini home studio na sala e começamos a preparar as demos. Ele, como sempre, trouxe idéias fantásticas, e tudo já gravado no Cubase (programa de computador onde se gravam vários canais de áudio e pode-se fazer de tudo com eles) com uma qualidade animal! Fico impressionado quando ouço as linhas de guitarra, teclado, orquestrações, e tudo mais que ele criou sendo que não é especialista em nenhum destes instrumentos. Isso é o que se chama talento! À partir destas idéias nós vamos desenvolvendo, mudando, melhorando, e quase sempre a música cresce de uma forma que acaba nos surpreendendo. E isso jamais seria possível se a idéia embrionária não fosse boa! Nesses últimos dias trabalhamos em 5 músicas, que já estão, senão prontas, muito próximas disso, e todas elas são, muito, mas muito boas! Acho que eu e o Edu formamos uma boa dupla, trabalhamos rápido e em sintonia. Nos dois últimos dias foi minha vez de ir até a casa do Edu, e trabalhamos praticamente no mesmo esquema. Gostaria de registrar aqui meu agradecimento à família do Edu e da Camila pelo carinho e hospitalidade com que sempre me recebem! Depois do carnaval o Marcelo Barbosa vem de Brasília pra se juntar a nós, e sem dúvida vai contribuir e muito neste processo.



No meio tempo, eu, Mello Jr. e Maurício Leite ensaiamos com nosso projeto instrumental, Time Out, para a gravação de um DVD. Só pra explicar, este DVD será lançado junto com o CD (quem comprar um leva o outro), e conterá um making-of do disco, performances ao vivo de 3 ou mais músicas e um mini vídeo-aula de cada um de nós explicando as técnicas que utilizamos neste disco, desde a timbragem do instrumento na gravação até a maneira de tocar as músicas. Também vai ter as partituras de cada um dos instrumentos, entrevistas, enfim, um monte de material bem legal. Os ensaios rolaram tão bem que nós até nos empolgamos e começamos a criar coisas novas, e ficou tão legal que devemos incluir no DVD. Nossa idéia é lançar tudo isso dentro de poucos meses, e sem dúvida eu aviso quando for sair.


Agora é hora de dar uma descansada, já que não viajarei no Carnaval, e segunda-feira recomeço a correria! Bom feriadão pra todos e até mais!