domingo, 18 de junho de 2006

Trabalhando!


Nossa! Que espécie de blogueiro sou eu? Quase um mês e meio sem posts! Bom, sem dúvida que esse hiato tem explicação, afinal trabalhei muito nessas últimas seis semanas, e ainda tenho muito mais pela frente. Várias coisas rolaram desde o último post, por isso vou colocá-los a par de tudo.

Da última vez que escrevi, o Angra estava iniciando os ensaios de pré-produção do nosso próximo disco. Foram aproximadamente duas semanas e meia arranjando as músicas, decidindo quais iriam entrar no disco, criando e modificando o que já existia. O Kiko trouxe mais de 20 idéias de músicas, então foi bem difícil escolher entre elas, e só esse processo já nos tomou um bom tempo. O Edu também trouxe algumas idéias, e também o Rafael. Eu tinha 2 músicas para apresentar, e decidimos trabalhar em uma delas. Chegamos num número final de 10 músicas, e as ensaiamos bastante.


É muito interessante como as idéias tomam forma durante o processo. Uma música aparentemente inferior às outras pode tomar um rumo inesperado e se tornar uma das melhores. O talento individual de cada membro da banda faz a diferença, e nesse ponto o Angra é uma banda privilegiada. Certo dia tivemos que interromper o ensaio por conta do “toque de recolher” imposto pelo PCC em São Paulo, e me lembro que, com certa apreensão, demorei 3 horas num trajeto onde costumo levar 1 hora. Às 8 da noite estava em casa, são e salvo.


Nas brechas que pude encontrar nos ensaios do Angra, também ensaiei com o Karma, o que às vezes chegava a somar 10 horas de ensaio num só dia. Muita gente sempre pergunta como eu faço para não cruzar as agendas das duas bandas, e agora eu posso dizer com certeza, não é fácil. Bem, no fim viajamos para a Itália já com os arranjos básicos das músicas. No dia 3 de Junho tocamos no festival Gods Of Metal, em Milão, com a “nata” do Metal Melódico e Hard Rock mundial: Whitesnake, Def Leppard, Motörhead, Helloween, Stratovarius, Gamma Ray, Edguy e Sonata Ártica. Infelizmente não pudemos ficar para o dia seguinte (com Guns ‘n’ Roses, Alice in Chais, Korn, entre outros), pois tínhamos que viajar para a Alemanha, onde fizemos a segunda etapa da pré-produção, com o produtor Dennis Ward.


Após um a agradável viagem de trem, chegamos ao estúdio na madrugada de Domingo. A partir desse dia trabalhamos de 10 a 11 horas por dia, ouvindo as sugestões do Dennis e preparando as músicas para a gravação definitiva. Tivemos a oportunidade de assistir ao jogo Alemanha x Costa Rica, o primeiro da copa, mas apenas em um telão que foi montado no estúdio. Infelizmente não houve tempo para assistir nenhum jogo ao vivo. Depois da grande vitória da Alemanha, houve um churrasco de comemoração, com direito a partidas de pebolim. Terminado o processo, voltamos ao Brasil, e deixamos o Aquiles gravando as baterias, que ele terminou em 4 ou 5 dias. Logo de chegada já retomei os ensaios com o Karma, que teria um show em 5 dias, mas durante o dia até que encontrei tempo pra descansar um pouco e matar a saudade da noiva e da família, depois de 12 dias longe.


Nessa última sexta-feira, dia 16 de Junho de 2006, fiz o primeiro show com o Karma depois de 6 anos, em Sorocaba, interior do estado de São Paulo. Foi uma experiência fantástica tocar com esses caras de novo. Rolou uma energia muito especial, havia muito tempo que não me sentia tão envolvido num show, e isso me fez perceber como eu gosto de tocar com essa banda. Se tiverem a chance, assistam a um show do Karma, e verão 5 caras dando seu máximo, realmente felizes de estarem compartilhando a música juntos, e fazendo arte como um conjunto muito unido, de amigos mesmo. Ao fim do show, todos estávamos muito satisfeitos com a nossa volta. Antes de nós tocou o Temblor, que é uma banda muito boa. Eles fazem uma mistura de metal com música latina, e cantam em Inglês e Espanhol. Mostraram uma energia muito legal ao vivo.

Neste momento estamos iniciando as gravações de guitarra e baixo do Angra, no estúdio Via Musique, em São Paulo. Esse estúdio é de propriedade do Thiago, vocalista do Karma, em sociedade com o Amaury, que é vocalista do Temblor e com o Júnior, que é um guitarrista muito suingueiro e um grande pesquisador de timbres. Ou seja, tudo está em casa. O Thiago vem se mostrando um produtor do mais alto gabarito, e esse trabalho com o Angra, como assistente do Dennis, vai ser seu passaporte definitivo para o reconhecimento que ele merece. Ele será o responsável pelo timbre de guitarra e baixo do disco, uma responsabilidade enorme, e eu confio muito nele.


Bem, agora é continuar o trabalho pra ter assunto pro próximo post. A vitória do Brasil agora a pouco sobre a Austrália por 2 a 0 já deu até um ânimo pra começar amanhã.

24 comentários:

Diego LW disse...

Daê Felipe!
E aí? Tem previsão pra lançamento do CD? A banda pensa em lança algum DVD tb?

Valew querido!
diegolw@hotmail.com

Fay C disse...

Olá Felipe!!!
Nossa, quanta coisa tu tem feito, hein? Mas isso é muito bom, e mostra o quão bom profissional tu és, porque senão, ninguém te queria... Hehehehe!!!
Então agora trabalhos melhores virão, e os shows do karma começaram... Hum, devem descer pro Sul!!! Eu garanto que vou!!! :-)
Escuta, e o Reax???
Trabalhe bastante, mas não esqueça de reservar um tempo pro descanso!!! A vida passa que a gente nem nota. Aproveite de todas as formas.
Um grande beijo, Felipe querido!!!

Ps.: As fotos estão demais!!!

Donatti disse...

AE Felipe!! Tempaum sem escreve né?
Mas nao faz mal cara vc tava fazendo o seu trabalho que é um dos melhores que eu ja vi!! Gostei muito da novidade do ambúm novo e queria perguntar pq o lançamento do novo dvd foi cancelada e alias vai haver um novo dvd? Quem ganhou a partida de pebolim? hahaha
Valeu um abraço e muitas felicidades.

guilherme_donatti@hotmail.com

Donatti disse...

Esqueci de perguntar: Qual vai ser o nome do novo albúm e qntas musicas ele vai ter a principio!?
T+

Anônimo disse...

E ai Filipe, blz!
Muito bom saber que o Karma tá fazendo e que esse projeto com o Aquiles e o disco novo do Angra estão vindo. Isso quer dizer agenda cheia, legal!

Po cara, vc deveria vir fazer um workshop em Caruaru, o Celso Pixinga veio e foi lotadasso.

Abraço

Paty M.P. disse...

Olá, Felipão! Como tá?
Que bom saber que tem esse monte de novidades pra eu atualizar, no teu flog... com fotos novas e tudo! Muito bom!!!
Que correria vocês, hein!?

Mas que bom que tá dando tudo certo! Quanta música pra vocês escolherem quais trabalhar, heiN!?

Paty M.P. disse...

Mas, então, não podia deixar de dizer... tu é o tipo de blogueiro igual o meu tipo de flogueira, que não acho tempo pra atualizar o TEU flog! hehehe...
Te conta feliz que não tem tempo, pelo menos, no final disso tudo, tu é recompensado (não só monetariamente)... e eu, que ando completamente sem tempo, por causa da facul e no final do mês ainda tenho que pagar a mensalidade! hehehe

Mas, o importante é que em meio a toda essa tua falta de tempo, tu sempre acha um jeito de correr e nos contar as novidades!

Vou correr e atualizar teu flog...
beijos pra ti e continue nos contando altas coisas interessantes...

fuizzzz

Delano disse...

Fico feliz em saber que tudo está fluindo muito bem.

Boa sorte com os trabalhos!

Um abraço!

See Ya

=)

SAtansemdente_ disse...

dae..
realmente q tipo de blogueiro vc eh heim??
pensei q tinha esquecido de nos :D
hehehehehhehehehehehe
brincadeira cara, todos aq sabem q quando vc deseparecer eh pq estah ocupado msm..
heheheh
bom eu quero ter a belissima orpotunidade de ver um xow do karma heheheheh
espero e mt ver vcs ao vivo :D
e espero tb q deh td certo como estah dando gravaçao desse novo cd heheheh

FLW FELIPE

ateh mais

Rafael Semedo disse...

CARA!
Eu conto cada dia pra esse cd chegar!
^^

*Fernanda* disse...

Felipe...

Gosto muito do seu jeito de escrever, parece que está conversando, respondendo as coisas que passam pela nossa cabeça... Muito interessante ter a oportunidade de ler seus relatos!!


Espero ansiosa o próximo post!!

Um abraço!
E sucesso!!!

Sylvia Helena disse...

Aeeee! finalmente atualizou!!
Meu veio... que loucura hein!! eu tava crente que vcs ainda iam assistir uns jogos, fazer turismo... etc...
Mas que bom... o album novo está a caminho!! sem dúvida estamos ansiosos de saber como será o terceiro da "nova" formação... e claro... como sempre, ansiosos por mais shows!

Cara, show do Karma, se algum dia vier ao Rio assistirei, sem dúvida, até estava pensando em ir no BMU, mas ta muito perto da Expo.. não vai dar... Mas, espero assisitir.
Melhor que assistir show de uma banda boa, é assistir show de uma banda que toca se divertindo pra valer!

Abraços, sucesso aí...

Riquelme disse...

e ai Felipe!!
q bom q atualizo o blog!tava afim d saber as novidades.
Eu to bastante curioso sobre oq vai t nesse novo cd!!axo q vai tah uma coisa bem legal,afinal,desde q o Angra tem essa formaçao soh tem acontecido coisas boas.
Boa sorte com o trabalho!!
Abraços,t+!

Cielle disse...

Que verde, hein!! Vou mandar Taís atualizar o Blog, deixa comigo! ahuahauhauahu!! (Aquelas que joga a culpa em cima da outra)
Por enquanto tô me segurando, mas já já não vou agüentar mais esperar esse CD!! Do jeito que vocês falam... Só se eu não ler mais nada sobre esse disco. :P hauahauhau!! Curiosa do jeito que eu sou!
Então, bom trabalho ae e rumbora pro lavôro que Salvador te espera! :P

Pamela Duregger disse...

Felipeee...
que bom quee vc voltou a atualizar o blog....jah tava pensando q minha felicidade tinha durado poucooo huhuhu...

Nossa eu queria muito ter ido no show do Karma, mass infelizmente não deu...mass ainda vou ir em algum!!!!!=P

Nossa eu querooo MUITOOOO escutar o novo CD do ANGRA...parecee está simplesmente perfeito!!!...

BEIJOSS FELIPE...
TUDO DE BOM PARA VOCÊ!!!!

Rodrigo S.S. disse...

po Felipe, esperoq esse novo album do Angra venha tão bom como o ultimo, que Foi sem duvidas o meu favorito.
boa sorte e disposição com essa agenda.
abraços!

Antonio Andreoli disse...

Oi Felipe !
Cara,a dois posts atrás,você citou alguns sites de fãs e acabou citando o fotolog,poxa,muito obrigado mesmo,fiquei muito feliz ! Não comentei no post no dia pq esse semestre a faculdade me fez levar uma rotina meio escrava heheh,e não tive tempo para nada.

Sobre o album novo do Angra,olha, confesso que, por causa de um momento atual meu,onde estou meio que viciado em música instrumental, gostaria mais de um album solo seu de música instrumental !E cara,sobre o Karma,eu comprei o Leave Now semestre passado e é do caralho MESMO ! Muito bom!

Um abraço !

Até
Antonio Andreoli

JB Andreoli disse...

Cara tu sabe que eu te amo né mas, tu ta ficando tão gordinho quanto o Ronaldinho, não é quase nada mas diminue a cervejinha meu velho, flw cara.

Felipe Piupiu Bass disse...

Diz aew Felipe....blz??
Kra....qria fazer um pedido pra v c o Karma vem pra Belo Horizonte....garanto q tem uma legião de fãs q agradeceria muito....bom....no mais eh isso aew...continue o bom trabalho....aguardo o cd novo du Angra q com certeza vai tah dimais....abraços aew...soh mais uma coisa...c vc puder (e c vc tiver) me add aew nu msn....

Anônimo disse...

ops...esqueci de coloca o email...piupiu_basket13@hotmail.com

Ranison Plinio disse...

Fala Felipe!!

Cara.. quanto trabalho heim???

esse Cd deve estar arregaçado mesmo!! Deve estar muito show..
esse Cd promete!! hehehhhe
É isso ai..
Um abraço!
Flw!

Lucélia disse...

Olá
Poxa, estão trabalhando muito hein!
Estou anciosa pra ver o resultado! ;)

Bjos!

Lucélia disse...

Ahh...e gostaria muito de ver o Karma aqui em Londrina!Seria ótimo recebe-los aqui =D

Illusions disse...

E ae Felipe td bem???
Meu nome é Gilmar e é a primeira vez que entro em seu blog, eu acompanhava mais o seu trabalho no seu site oficial. Pelo jeito vc está muito mais atarefado, show e gravação..
Eu até que enfim vou poder fazer aula de musica e escolhi fazer no Souza Lima que é uma escola bem conceituada e tb só nela eu vou poder recuperar os anos perdidos em que eu não pude fazer aula, pq afinal eu estou com 20 anos.
Eu vou começar as minhas aulas este semestre e vi com a Daniele do Souza Lima que vc tinha um horario disponivel as 21:20 na sexta feira, ela te ligou e vc disse que está afim de mudar o dia da semana, pois sexta feira fica muito corrido para vc. Então eu estou aproveitando para te pedir se vc conseguir marcar outro dia da semana para dar aula, para me dixar disponivel o seu ultimo horario que é o das 21:20 e se não conseguir mudar o dia por favor faz um esforcinho para conseguir me dar aula na sexta.
Sou muito seu fã e tb tenho uma influencia igual a sua que é Dream Theater.
Eu gosto muito de musica, adoro tocar baixo, minhas infuencias são mais voltadas para o rock e Heavy Metal, mais eu queria é ser musico, aprender todas as tecnicas do baixo, para poder tocar de tudo, não quero ser limitado.
Vou deixar meu e-mail caso vc queira me responder..

gilmar@reliquia.cnt.br

Vlw cara um abração..