quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Agora é só aguardar!




É isso aí! Depois de muito trabalho e dedicação, mais um disco está praticamente pronto pra ir ao forno! E, devo dizer, estou surpreso com os resultados. Acho que o Angra atingiu um nível de maturidade neste disco que irá surpreender muita gente.



Quem se lembra do meu último post sobre as gravações (se não lembra basta descer um pouco nesta mesma página) provavelmente se recorda que nós estávamos prestes a iniciar os trabalhos no estúdio Via Musique, com o Thiago Bianchi, vocalista e produtor do Karma. Pois bem, depois de todo o trabalho feito, nada mais tenho a dizer senão que o cara é muito foda. Ele foi responsável pelo timbre das guitarras, baixo, percussão e backing vocals, e surpreendeu a todos nós. Como um verdadeiro produtor, extraiu de nós o nosso melhor, e muitas vezes nos fez aventurar por terrenos até então inexplorados, mostrando a nós mesmos capacidades desconhecidas enquanto artistas. Este disco jamais seria tão bom sem Thiago Bianchi!



Não poderia eu, no entanto, deixar de mencionar o produtor oficial do disco, Dennis Ward, que simplesmente deu um show de talento e organização. O som de bateria está milhões de vezes melhor do que em qualquer trabalho que nós já tenhamos feito, e todas as nuances de cada instrumento estão sendo respeitadas e ressaltadas na mixagem, que está acontecendo enquanto escrevo este texto. Como é importante contar com pessoas que contribuem com suas visões particulares sobre a música, tornando o trabalho final um fruto de uma colaboração conjunta, recheado de arte e sentimento.

As composições, seguindo uma tendência natural do Angra, estão apontando para caminhos diversos, muitos deles inéditos na história da banda. No entanto, como sempre, sua essência e origem foram plenamente respeitadas, e mais uma vez o ouvinte poderá de imediato identificar que se trata da mesma banda, porém com músicos que se preocupam em inovar sempre. Esse é um grande desafio: como fazer algo novo e não destoar do que já foi feito por nós? Sem dúvida esta pergunta é respondida quando ouço o resultado do nosso trabalho nos últimos meses.



Abordando um lado mais técnico, tive pela primeira vez a coragem e o interesse de testar vários baixos na gravação, já que anteriormente usei meus Ibanez em 99% dos discos que gravei. Levei 10 baixos para o estúdio, e testei cada um deles, contando com a opinião do Dennis e do Thiago. No final, o vencedor: meu D’Alegria Dart FA (que é meu modelo personalizado). Como iríamos gravar algumas músicas em Ré, decidi usar também meu ESP Halibut, que tem uma escala de 35 polegadas, tornando-o ideal para afinar as cordas 1 tom abaixo sem que elas ficassem moles. Nas partes de fretless, usei meu D’Alegria A-Dart FA, que é basicamente igual ao outro, porém com uma ponte em madeira e captação piezelétrica, além de ser, obviamente, fretless (sem trastes). Em uma determinada música, tive também a oportunidade de gravar pela primeira vez com meu D’Alegria Discovery, que é um baixo vertical feito para simular um contrabaixo acústico, porém com muito mais ergonomia (sua escala é de 30 polegadas) e praticidade. Foi um desafio gravar com arco, como um cello, mas o resultado final ficou muito legal, e espero tocar este instrumento também ao vivo.

Muita gente reclama que não ouve o baixo nos discos do Angra. Creio que isso já tenha melhorado no Temple of Shadows, mas agora então, todos ouvirão com detalhes as linhas de baixo. Procurei, junto com o Thiago, conseguir um timbre que me permitisse ao mesmo tempo dar peso à música e ser ouvido no meio de tantos instrumentos. Tenho a felicidade de dizer que obtivemos sucesso, e o Dennis está sendo extremamente generoso com o volume do baixo na mixagem.



Devo também registrar aqui minha surpresa e conseqüente admiração pelos meus companheiros de banda, que se superaram em suas performances neste disco. Todos foram ágeis, inovadores, seguros e precisos. Acima de tudo, foram muito criativos e devotados à música enquanto arte, fazendo deste trabalho uma excelente forma de comemorar os 15 anos que o Angra completará em Outubro, praticamente culminando com o lançamento do disco.

Agora não vejo a hora de tocar estas músicas ao vivo, e reencontrar todos os amigos que fiz ao longo dos anos, bem como conhecer novos. Após meses sem tocar ao vivo com o Angra, terei a oportunidade de fazê-lo no próximo sábado (19 de agosto), quando tocarei com o Karma (às 17hs) e com o Angra (às 00:40). Dois shows no mesmo dia, no mesmo festival, o BMU (Brasil Metal Union). Vai ser cansativo, mas sem dúvida muito legal. Vejo vocês lá, ou em outros shows em breve!

19 comentários:

Anônimo disse...

E ae meu veio!
Po... vc falando assim... to até ansiosa de ouvir o novo álbum!!
Particularmente, não acho que o baixo no angra, depois que vc entrou, seja tão sumido. Na verdade, vc fez surgir o baixo na banda (hehehe). Pelo visto então, tá um tapa na orelha o cd novo.
Valeu! Bons shows pra voce!!

Nos veremos na Expo, e também no proximo show do angra aqui no rio! :-)
Abraços!

Anônimo disse...

Olá Felipe!!!
Poxa, um texta super bem escrito, da até vontade de ler! Muito bom! E como a Sylvia disse, eu não acho que teu baixo seja apagadinho, pelo contrário, acho que é o que eu mais ouço... hehehe, bem, mas eu sou suspeita pra falar!
Mas então, quiando eu comprei o Temple, já fiquei esperando esse novo CD, que se o Submarino não me enrolar como o CD do Karma, eu terei ele logo no lançamento.
Um upa bem grande!

Anônimo disse...

Olá Felipe!

Aee, que ótima notícia!Agora é só esperar o álbum sair =D
E também a turnê, afinal, to com saudade do Angra nos palcos!hehe
Pena que não poderei ir no BMU =/, moro muito longe...
bom show pra voce lá!

Abraços!

Anônimo disse...

Hello Felipe!

Great pics! Very good article!

I could understand that producer D. Wars was very generous with the tone level of the bass... I'm impatient to hear that!

Keep on playing so good music, and GOOD LUCK for tomorrow 19th ;)

Steven

Anônimo disse...

Sorry, of course it's D. Ward!

Anônimo disse...

Que texto!
Que ansiedade!

Valeu Felipão!

Anônimo disse...

Caramba tô muito ansioso agora pra ouvir o cd,pena q eu não vou ao BMU,tô sabendo q vcs vão tocar as músicas novas né,fiquei muito puto por não ir...Mas é isso ae,espero que o cd mantenha o ótimo nivel do TOS e que vcs venham mais vezes ao Rio de Janeiro...

PS:Já tô treinando pra tirar os solos do Kiko e do Bittencourt desse cd!!!

Anônimo disse...

aiaiaiaiaia..
krak kra..
vc me deixou mais ancioso :(...
libera ae uma demo pra nois vai :D
......
quem me dera tah no BMU ..
jah q vcs vao soltar uma nova hj.. :D
vamo lah..
queremos o novo disco :D
ateh mais felipao..
heheheh
abraços

Anônimo disse...

Oi Felipe!
Sou muito fã do angra.
E também sou muito sua fã.
Estou ansiosa para a estréia do novo albúm!
Se der passa no meu flog e deixa seu email..ou msn para a gente se comunicar.
Por favor.
Eu naum distribuo ok?
Vou deixar o endereço do flog aqui !
http://www.flogao.com.br/julianaplockforever
Não deixa de me responder por favor!!!
Beijos e muito Heavy Metal!

Anônimo disse...

e aí Felipe!!!
to bem curioso pra ouvi esse novo cd!! e axo bem legal tenta sempre inovar.E tbm to curioso pra v as apresentaçoes ao vivo,q como sempre vcs arrasam e dessa vez naum deve ser diferente!!
Abraçao!!!

Anônimo disse...

Fala Andreoli! Tudo bom rapaz?! hehe

Cara, muito bom ler o que você escreveu. Nos deixa com "água na boca". =] Mal posso esperar pelo novo cd. Estou muito ansioso para ouví-lo.

Ow cara, será que no próximo post você poderia falar algo sobre o encarte do cd? a Capa e tal. E outra coisa, em relação às letras desse novo cd, nos adianta alguma coisa, vc escreveu algo?

Bom, é isso! Meus parabéns por manter essa proximidade com seus fãs e fãs da banda! Isso só faz com que fiquemos ainda mais apaixonados pelo seu trabalho e o da banda.

Um grande abraço, e espero em breve estar dividindo palco com você.

HUGHs!!!

riccelli.marques@gmail.com

Anônimo disse...

E aew xará...

Estou muito ansioso pelo novo album do angra e pelo visto vai ser bem melhor que o Temple Of Shadows, e nós aqui em Manaus estamos esperando vocês.


Um grande abraço, Filipe!

Anônimo disse...

Fala Mestre!!!!!!!!

Caraca, esse Cd deve estah show de bola... o que é o natural de vc´s né? Cada cd melhor que o outro...

cara, me chamou muita atenção no seu post, a parte em que vc cita que o produtor foi generoso com o volume do baixo...
nos outros cd´s dá pra escutar o som do baixo sim.. é só ter o ouvido treinado... mas como o baixo é um instrumento supremo.... tem direito de ter um aumento no volume sim.. pra dar ainda mais peso e qualidade à musica! E ainda mais quando ele é tocado pelo Mestre Andreoli!! ai nem se fala !!!!!!! vai estar muito pau!! Falow cara! um abraço! e boa sorte no nov cd!

Anônimo disse...

Ainda bem que vão liberar um single pra gente esse mês! Talvez eu não agüentasse chegar em outubro de tanta curiosidade!

Anônimo disse...

olah felipe!!!

cm jah falei e alguns lugares antes, sendo fã da banda, baixei o cd novo pela net, eu gostei, mas sinceraente esperava mais, naum sei se eh pq eu gostei muito de TOS, mas to esperando o lançamento na minha cidade p comprar o cd e entende-lo melhor.
gostei das musicas, a batida eh muito boa, o edu tah cantando, sendo ele mesmo, assim como em Almah.
to ansiosa p poder ver o show da nova turne, vai ter aqui no meu estado, mas longe de minha cidade vamos ver se consigo ir... mas se naum der, fazer o q neh...
concordo q a banda tah mostrando um amadurecimento, e merecido...
gostei do seu blog, e qdo quiser, passe no meu, sinta-se a vontade...

http://franninha.blig.ig.com.br

beijos

Anônimo disse...

Felipe, tah ai o video do rebirth

http://www.youtube.com/watch?v=DAhWG6G_C7I

se quiser, entra em contato depois comigo q se vc gostou te mando de alguma forma...
fran_ruiz1@hotmail.com

a maioria das fotos ficaram mto boas, se quiser posto algumas aqui..

uma palavra pro show

FODÁSTICO!!!!!!!!!!!!!!!!

curti mto e adorei vcs...

bjos e ateh a proxima

Anônimo disse...

esqueci, coloquei umas fotos do show o meu orkut, acho q tah certo o link
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2453429602913408932

olha lah depois...

bjoss

Anônimo disse...

Ahhh mas que demora, Sr Felipão...
Atualiza rapaz!!!
Huhuhu.

Anônimo disse...

algumas fotos do show, depois coloco mais

e concordo com a Fay, tah demorando p atualizar =P


bjos


http://img158.imageshack.us/img158/2384/fotenhas035fv6.jpg

http://img130.imageshack.us/img130/8153/fotenhas037vu0.jpg

http://img130.imageshack.us/img130/6691/fotenhas044qd6.jpg

http://img161.imageshack.us/img161/2130/fotenhas049mu2.jpg

http://img69.imageshack.us/img69/3541/fotenhas054qg8.jpg

http://img69.imageshack.us/img69/6639/fotenhas060zv7.jpg