quinta-feira, 1 de maio de 2008

Almah gravando!

E aí pessoas!

Nas últimas semanas estive trabalhando bastante com o Almah, finalizando os preparativos para a gravação do disco. No dia 9 de Abril toda a banda foi para Brasília, mais uma vez na casa do Marcelo Barbosa, onde ensaiamos por 10 dias. Os ensaios aconteceram no GTR, que é uma escola de música de propriedade do próprio Marcelo. Inclusive, aproveitando a nossa estada por lá, foram organizadas aulas e Master Classes de cada um de nós na escola durante a semana.

Paulo Schroeber, Marcelo Barbosa, Edu Falaschi, Felipe Andreoli, Marcelo Moreira


Como foi a primeira vez que a banda toda tocou junta, deu pra sentir uma grande diferença nos arranjos e execução das músicas com relação à demo. Obviamente o resultado melhorou e muito! Se as músicas já eram boas, agora, modéstia à parte, estão muito foda! Os duetos de guitarra estão emocionantes, pra dizer o mínimo. Seja nas melodias ou nas frases rápidas e complexas, o Barbosa e o Paulo [Schroeber] estão matando a pau! E quem se ferra sou eu pra dobrar aquele mar de notas na velocidade da luz... Tem músicas com frases em semicolcheia em 220bpm (batidas por minuto). Pra quem não é músico e/ou não entende, digamos que é bem, bem rápido!

O foco principal, no entanto, foram as linhas de bateria, já que o Marcelo Moreira seria o primeiro a gravar. E devo dizer que fiquei muito surpreso com a criatividade e versatilidade do rapaz! Veloz, preciso, mas ao mesmo tempo musical e variado. Nós passamos cada uma das 11 músicas várias e várias vezes, mexendo nos arranjos, estruturas, andamentos, tonalidades, etc. Ao final dos ensaios as músicas já estavam bem mais amadurecidas, e cada um já tinha suas linhas muito mais definidas. O clima nos ensaios estava muito bom! Falamos muita besteira, e ao mesmo tempo estávamos concentrados no que estávamos fazendo. E foi assim o tempo todo durante esses 10 dias, ora falando sério, ora rachando o bico até cair!

Por uma feliz coincidência, estava acontecendo naquele fim de semana em Brasília uma feira de instrumentos musicais, organizada pela revista Música & Mercado. Lá estavam expondo diversas marcas, nacionais e estrangeiras, com seus representantes, músicos e lojistas. Acabamos encontrando um monte de amigos que geralmente vemos apenas uma vez por ano na Expomusic, em São Paulo. Lá estavam também Edu Ardanuy, Marcinho Eiras, Thiago do Espírito Santo e vários outros amigos. Saindo da feira, voltamos para casa para estudar as partes de guitarra e baixo das músicas.

No meio dessa confusão toda acabei sendo obrigado a fazer uma coisa que eu fiz muito pouco na minha vida: estudar as mesmas frases centenas de vezes em velocidade progressiva. Uma das coisas mais legais de tocar com músicos diferentes é que eles acabam trazendo uma linguagem diferente, uma maneira própria de tocar e encarar a música, e no processo de adaptação a esses novos estilos você acaba enriquecendo seu vocabulário e descobrindo um monte de coisas novas. Posso dizer que saí de Brasília sabendo mais do que quando cheguei.

Na sexta-feira, dia 18, nós fizemos o último ensaio antes da gravação. Nós estávamos tão empolgados com as músicas que decidimos sortear 10 fãs para assistirem a esse ensaio (como vocês podem constatar no post anterior). Nós então fomos para um estúdio maior, o Sgt. Pepper’s, e ensaiamos por algumas horas antes do pessoal chegar, pra ter certeza de que não iríamos passar vergonha...rs. Isso porque um ensaio para o disco é muito diferente de um ensaio para show. Não existe tanto o compromisso da execução perfeita, mas sim a preocupação com os arranjos e com a sonoridade da música. Mesmo assim, arriscamos! Às 19:30 os dez fãs e alguns amigos entraram no estúdio, e eles não só foram os primeiros a ouvir as músicas, mas também os primeiros a assistirem esta banda, com esta formação, tocando junta. No fim foi muito legal! Acho que tocamos bem apesar do pouco tempo de preparo, e o pessoal conseguiu ter uma idéia do que vai ser o disco do Almah. Além disso, tivemos tempo pra conversar com cada um deles, tirar fotos, contar piadas, mentiras, o que é difícil de acontecer num show ou numa sessão de autógrafos.

À noite, depois do ensaio, o Barbosa tocou com sua banda Zero10 num bar chamado Boca Negra, e todos nós fomos assisti-los. Pra variar, acabei dando uma canja, onde toquei 3 músicas. O pessoal já deve estar enjoando da minha cara...rs. Mais uma vez fica aqui registrado o meu agradecimento ao pessoal da Zero10 e principalmente ao Cid, grande baixista e grande amigo.

No dia seguinte tivemos o privilégio de assistir ao workshop do guitarrista e camarada Sydnei Carvalho, promovido pela GTR. Além de ser um super músico, ele deu uma verdadeira aula de filosofia e ética, falando bastante sobre o que é ser músico, sobre os filósofos, e fazendo várias analogias interessantes e inteligentes com a música. Depois do workshop fomos jantar um Sushi delicioso, e depois, adivinhem: canja com a Zero10!

Eu, Moreira, Adriano Daga e Edu no Estúdio Norcal

Na última segunda-feira iniciamos as gravações de bateria no estúdio Norcal, em São Paulo. Gostaria de ter muito assunto, mas o Moreira gravou tão rápido que tudo o que eu posso dizer é que ele quebrou tudo! Era possível perceber que ele estava bem preparado, com todas as linhas estudadas e na mão. Com a ajuda do técnicos Adriano Daga, que também é baterista, e Brendan Duffey, guitarrista e proprietário do Norcal, ficou ainda mais fácil! Na gravação utilizamos uma bateria Yamaha Maple Custom, cedida gentilmente pelo amigo-quase-irmão Rodrigo Silveira, com uma configuração diferente do usual. Os tons não estão em ordem crescente, o que traz uma sonoridade muito interessante nas viradas. Os pratos que utilizamos foram todos meus! rs Ride e hi-hat Paiste Signature e o resto Meinl, do kit que ganhei do Mike Terrana. No fim o som de batera ficou animal, graças ao Adriano, Brendan e ao Moreira e sua patada!


Próxima etapa: guitarras. Fiquem ligados!

10 comentários:

Anônimo disse...

e ai Felipe

com esses posts, o pessoal ta ficando cade vez mais ansioso pro cd sair logo... " frases na velocidade da luz " pow... mal posso esperar

boa sorte ai na gravação !

abraço

Andre

moscããoo disse...

Pow, esse novo Almah deve tá show mesmo! Só aqui aguardando o novo cd...

Ps.: contando mentiras pros fãs? o.O

não confio em nenhum de vcs! LOL

shaushuahsuhuahhsh xD

abraço.

Matheus Lopes disse...

Ah, concordo com o cara aí de cima, os fãs já estão bem ansiosos pra terem a oportunidade de ouvir esse novo trabalho que promete superar o primeiro (que já é ótimo, por sinal).

Então, vou dar uma opiniãozinha de um grande fã de vocês! =)

Seguinte, não sei se é tabu falar disso "aqui", mas eu acho que o Hangar tá fazendo/fez um excelente trabalho de publicidade, e vocês poderiam fazer algo parecido.
Sabe, pôr pequenos trechos das gravações nos youtube, liberar uma demo, gravar um clipe bem caprichado, fazer um site bacana também, sabe.. interativo, um site que o pessoal sabe que se entrar ali vai ter coisa legal pra ver, ouvir. Podiam também realizar outras promoções (nós, fãs, adoramos isso =D), esse tipo de coisa. Eu sei que custa dinheiro, e talz, mas é só uma sugestão mesmo; aceitem se quiser =]

Bem, já falei demais aqui... Boa sorte pra todo mundo aí, e espero que tudo corra bem, nas gravações, shows e tudo mais!
Abração! =D

P.S: Apareçam no Espírito Santo algumas vezes, nós capixabas, sempre ficamos chupando dedo quando se trata de shows pelo sudeste =(

Aline.Vadep disse...

Depois de ler isso, a ansiedade aumenta mais... os fãs que foram simplismente disseram que foi maravilhoso!


Hey, n contem mentiras pros fãs ¬¬'

aheuaheuaheuahuea

Poste CE disse...

Kra, Por favor!!!
Quando surgir a turnê, venham para o ceará pelo amor de Deus!!!
Da ultima vês q vcs vinheram o show foi do kralho!!!
Tivemos agora Helloween!!!Foi massa!!!Mas show como do Angra e o do Almah ninguem vê por aqui!!! A vibração é muito grande!!!A galera curti muito. Então por favor naum esqueçam do Ceará e do nordeste blz?
No mais, muita energia possitiva ae! Vou esperar esse cd sair pra comprar!!! Mas o post ae de cima tá certo. Tem q liberar algumas coisas ae pra gente curti!!!
VLW!!!

Gy disse...

insisto: puta saudade de vcs! Meu, até dei o nome do meu cachorro de Kiko, pra vc ver o tamanho da carencia de Angra que eu to hein? haha
Putz, pelo que eu ouvi com o Edu o Almah ta animal mesmo xD *gy doida pra ouvir o almah de novo, então POR FAVOR façam uma audição do cd aqui em SP*
Abandonei o baixo, to ficando fera na guitarra agora haha xD
Saudades tio!
beijão

Caio Lemos disse...

sensacional ler esas coisas, to ansioso pelo cd. sou fanzaço d vcs, parabens.

abraço

Antonio "Andreoli" disse...

Oi, blza ?
muito legal esses seus posts compridos. Pow, 220 bpm em semicolcheia? eu tava escutando a Donna Lee essa semana e já tava achando muito rápido, imagina isso então hehe ...

Ah, não sei se vc costuma ver os vídeos que eu deixo aqui, mas caso sim, vou surgerir esse video:
http://www.youtube.com/watch?v=Qji84EgLEio

é o Marcus Miller tocando Teen Town com slap . Se vc olhar nos related, tem o Maring tocando também do jeito dele a Teen Town . Ambas geniais .

abraço!

Antonio "Andreoli"

http://www.fotolog.com/felipeandreoli

Lu disse...

oii Felipe!! td bom?
Essa foto de divulgação do pedro frança ficou mt show!

ah, so pra constar, a parte das mentiras e das piadas foi uma das melhores! ahuahuahuahuaua

abraçãao!

Lu

Letícia disse...

Oieee

Meu, vcs estão em Sp e o sr. sempre tratando de nos deixar mais curiosos x.x
Espero encontra-los em breve! Saudade dos seus não-sorrisos hauahaua
beijos, boa gravação!