sexta-feira, 14 de abril de 2006

Música: a eterna competição.

Uma das coisas mais abstratas e subjetivas, em minha opinião, é o talento musical. Ele pode se manifestar de inúmeras formas em pessoas diferentes, e o que é bom pra alguns é ruim pra outros. Afora os músicos claramente pouco talentosos, definir quem é o melhor vai depender única e exclusivamente do gosto pessoal de quem julga. Ninguém pode lhe dizer que você deve gostar mais de Fulano ou Beltrano simplesmente porque eles são músicos melhores. Mas, opinião é opinião, e fato é fato.

Numa comparação entre dois músicos, inexiste a necessidade de definir quem é melhor. No entanto, algumas vezes a superioridade de um é muito evidente, ou ainda, as limitações do outro são claras. Para que possamos exercer este julgamento, que diz mais respeito aos aspectos técnicos do que ao gosto pessoal, é necessário dispor de algum conhecimento, seja ele formal ou a simples convivência com a música e os músicos. Eu, por exemplo, já presenciei muitas pessoas que não são musicistas exporem uma visão muito mais lúcida do que algumas que são.

Por que essa reflexão? Simples: como um músico que trabalha bastante, lança discos, faz muitos shows, aparece bastante – coisas, aliás, pelas quais me sinto muito afortunado -, estou sempre sendo comparado com outros músicos, e até mesmo tendo meu desempenho avaliado pelas pessoas. Acho isso extremamente saudável, e procuro extrair o melhor de cada crítica, pois acredito que a evolução de um músico é crescente a partir do momento em que ele tem consciência de que não é perfeito.

Existem, entretanto, algumas coisas que me deixam um pouco chateado. Especialmente na internet, o eterno celeiro da mentira, da discórdia e das pessoas sem rosto, as pessoas simplesmente falam o que querem. Até aí, podemos entender esse fenômeno como o paraíso da liberdade de expressão, mas algumas pessoas se utilizam destes espaços para desferir os comentários mais absurdos, e falar todo o tipo de supostas verdades imagináveis, ou mesmo inimagináveis.

Ultimamente tenho acompanhado acaloradas discussões sobre mim em minha comunidade no orkut, onde as pessoas questionam se eu seria o melhor baixista do Brasil, do mundo, sei lá de onde. Eu acho que, se eu for o melhor baixista lá de casa, já estou no lucro. Eu nunca entrei no mercado pra ser o melhor do mundo, mas sim pra ser o melhor que eu puder. Diferentes pessoas têm diferentes limites, e eu acho que ainda não cheguei ao meu limite, mas tenho certeza de que existem muitos baixistas, famosos ou não, que tocam melhor do que eu.

Até aí, tudo bem, sem novidades. Acontece que algumas pessoas, com base em não sei que fatos, pensam que eu me acho o melhor, ou que eu quero ser o melhor. Ei! Eu nunca disse isso! Onde foi que vocês me viram dizendo isso??? Aí o resultado é um monte de gente dizendo que eu me acho a última bolacha do pacote, o rei da cocada preta, e que na verdade não toco nada. Se você acha que eu não toco nada, estou interessado em saber sua opinião sobre como eu poderia melhorar. Se você acha isso, mas não sabe como eu posso melhorar, então sua opinião não tem qualquer base, e é movida por outros motivos que eu desconheço. Então, sua opinião não me interessa nem um pouco.

Eu posso perfeitamente entender que uma pessoa goste mais de um músico menos técnico, isso acontece comigo também. Mas isso é opinião pessoal, não é verdade absoluta. Não existem ferramentas ou métodos pra medir a qualidade de um músico, e a velocidade que ele alcança nada diz sobre o quão bom ele é. Eu gostaria muito que as pessoas parassem pra pensar antes de sair escrevendo um monte de asneiras por aí. Talvez alguns achem até que isso que estou escrevendo é asneira, mas se isso serviu pra fazer você pensar um pouco, já estou feliz.

Pra constar, vou citar os baixistas que eu considero os melhores da atualidade:

- Victor Wooten
- Michael Manring
- Alain Caron
- Richard Bona
- Billy Sheehan
- Marcus Miller
- Arthur Maia
- Sizão Machado
- Thiago do Espírito Santo
- Sandro Haick
- Brian Bromberg

- Jaco Pastorius

É claro que existem muitos outros, mas os que me vieram à cabeça no momento foram estes. Resumindo, se você me acha o melhor baixista do Brasil, quiçá do mundo, fico realmente grato, isso significa muito pra mim! Se você não acha, saiba que eu concordo! Vou procurar sempre evoluir, disso todos podem ter certeza. Tenho vontade de lançar um trabalho solo onde eu possa explorar melhor o baixo, que é um instrumento que oferece tantas possibilidades. E aqueles que querem realmente saber o quanto eu toco, eu convido para fazer uma aula comigo no Conservatório Souza Lima ou no Estúdio Eko, informações no meu site, www.felipeandreoli.com. Ou ainda, compareça a um workshop, e se tiver a chance, venha conversar comigo e expor suas idéias sobre como eu posso me tornar um baixista melhor. Eu ficaria extremamente grato!

30 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita sua colocação, Felipe!

A galera vai muito pela mídia... Muitas pessoas acham que os melhores sempre estaram expostos. Isso é muito errado!

No geral, na minha opinião não existe o Melhor do Mundo! E sim, os destaques.

É isso!

Valeu Felipão e muito sorte!

Abraço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

nossa cara!! falou tudo"pois acredito que a evolução de um músico é crescente a partir do momento em que ele tem consciência de que não é perfeito" palavras bem colocadas!!!

e gostaria de parabenizar seu trabalho que cada dia se mostra mehlor!! venho me inspirando muito em vc espero que continue crescendo cada dia mais!!! sucesso cara!!!

abraço!!

Anônimo disse...

bora felipe...
sem comentarios pro teu post
:D
boa sorte kra
abraços...

Anônimo disse...

ahhhh...
espero q sempre possa atualizar o teu blog..
pq sempre estarei por aq :D
flw

Anônimo disse...

Não sou baixista, mas admiro seu trabalho, tanto no Angra quanto no Karma.
Acho que o maior passo do ser humano é mesmo compreender a eterna frase de Sócrates, para depois falar tanta asneira...
Parabéns pelo blog.
Espero novidades com o Angra...
Abraços

Anônimo disse...

Bem q vc poderia falar do work que vc estará fazendo dia 29/04 aqui em Salvador-Ba neh?

abração.

Anônimo disse...

oi felipe!!!! cara..
axo vc completamente correto em seus pensamentos!!!
e vejo q vc eh realmente um musico profissional...vendo seus erros....aceitando criticas....e levando mto em conta suas tecnicas perfeitas ou as q podem ser aperfeiçoadas!!
vc eh O cara pra mim!!!!
t vejo como um pidolo....num apenas como musico...mas como uma pessoaq realmente pensa e num eh influenciada plas outras!!!
vc eh O cara!!!!!!!

Anônimo disse...

bom Felipe....
axoq vc eh um ótimo exemplo pra garotada q tah começando..
tnhu 17 anos...
mas toco baixo a 9 anos!!!!
se vc tiver intereçe em conversar cmg...
me add nu msn....
thomasbass@hotmail.com.....
por favor...!!!
fikria mto grato...
sou do RS...
mas eu fui em 10 workshops seus...
fui atras d vc...
em mtos estados!!!!!!
e eh verdade!!!!!!
sou seu fã numero UM!!!!!
espero q me add!!!!!!!
grande abraços!

Anônimo disse...

Olá...
acompanho seu trabalho ja a algum tempo...esse texto foi o desabafo mais compreensivo e sincero q jah vi...
parabens pelo belo trabalho q vem desempenhando ao longo da sua carreira...e parabens tbm pelo post...
espero de coração q alcance seus objetivos na sua vida...

abraço..

(perdão pelos erros de portugues...eh a pressa)

Anônimo disse...

iai andreoli... po... realmente tudo que vc disse ai tah certo... a internet eh o sub mundo daqueles que n tem coragem de expor algumas opinioes...

olha... seu workshop aki em salvador tah sendo aguardado por muitas pessoas inclusive eu... sou membro do FC Angels And Demons aki em salvador e tah rolando um papo de um provavel almoço contigo... me confirma isso? ^^

a... e parabens pela iniciativa desse blog blza? flw cara... felicidades e sucesso pra vc !

Anônimo disse...

eeiiii,
gostei do blogger!!!
eu acho q pra gente criticar uma pessoa tem q saber fazer melhor,coisa q quase ninguem faz,o povo so pensa em criticar os outros mais tentar fazer melhor ninguem arrisca.então é melhor nem da bola não...
passa no meu fotolog se der ta?!!
te adoroo!!
bjos
=***

Anônimo disse...

Em nome de toda nação metal de Teresina-PI, queremos dizer q vc é o melhor para nós, e esperamos a sua volta na capital do Piauí.

claudionor_rebirth@hotmail.com
victorbarreto23@hotmail.com

Falou kra! e ´´make your dreams come true again´´

Anônimo disse...

Kra, parabéns pelo texto...
Vc expos um ponto de vista que está bem díficil de encontrar hj em dia...
As pessoas só sabem comparar, comparar e comparar... não entendem que cada músico é um músico, cada um tem suas qualidades e defeitos, e que é impossivel de comparar certas pessoas...
Eu já fui assim... comparava pessoas, baseadomuitas vzs no que me falavam (da pra acreditar?) mas com o tempo, fui aprendendo a ter senso crítico e começar a julgar as pessoas baseado em coisas mais lógicas.. mas existe ainda mta gnt q julga sem saber o pq, elas tbm endeusam seus artistas preferidos... existem pessoas q se espantam qdo eu digo q axo um certo vocalista de minha cidade melhor que mta gnt famosa!!! (como se fama fosse necessariamente sinonimo de competencia)...
Parabéns mais uma vez pelo texto, tenho certeza que fara muita gnt pensar melhor antes de te julgar e julagar outros artistas
Parabéns tbm pelo seu trabalho, que eu admiro mto...
Boa sorte com seu novo blog, desejo tudo de bom pra vc!
Abraços

Pedro Zambarda disse...

Felipe Andreoli, achei realmente interessante seu conceito de evolução como músico, sobre a competitividade do mercado e muitos conceitos falsos que os fãs tem.
Acho o senhor um excelente baixista, apesar de ser iniciante no instrumento. Então, ficarei de olho no blog.

Abraços.

Pedro Zambarda disse...

Adorei essa critica, Felipe.
Admiro em muito seu trabalho, composições, apesar de conhecer pouco o Karma.

Sou iniciante no Baixo, mas ficarei de olho, até mesmo para descobrir se o instrumento que desejo é esse mesmo.

Abraços.

Anônimo disse...

Caraca, muito bom esse seu primeiro post Felipe. Esse lance das pessoas "competirem" quem eh o melhor e quem eh o pior sempre acontece. eu também acompanho no orkut, mais como um expectador... mas eu nunca parei pra pensar dos proveitos que o artista pode tirar disso... eu moro em são luis e vc deve saber, afinal vcs ja fizeram 3 shows aqui sabe que aqui eh cidade pequena e tal... bom eu toco baixo, tenho uma banda de prog metal e as pessoas dizem que eu toco bem mas eu sempre fiquei meio chateado pq as pessoas ficam comparando eu com os outros baixistas meus amigos aqui... ahiuhaiuhi ou então pior... eu to assistindo o show e alguem chega... "esse cara num toca nada né?? oq q vc acha??..".
desses baixistas que vc colocou na lista, eu gosto muito de todos eles. grandes influencias... e colocaria vc tb!! hehehe. mas em uma opinião totalmente pessoal. o melhor baxista que toca metal pra mim eh o ex-baixista do pain of salvation... MUITO CRIATIVO!! principlamente no ultimo cd, BE. acho que vc devia explorar mais o baixo nas musica felipe. claro que eh diferente. a musica do angra por ser rapida e tal nem da muito espaço pra inventar mesmo mas tipo... pra mim waiting silence eh a melhor musica do ToS... soh minha opinião... heehehe. ah, no seu cd solo. com certeza vc deve misturar varios estilos... vou votar nessa opção com certeza.
Abraços
Pedro Müller

Anônimo disse...

Oláaa Felipe, tdo mto sorridente com vc??

Poxa, achei tao legal essa tua ideia de fazer um blog, pra expor tuas ideias e agente saber o que se passa pela tua cabeça...

Adorei o que vc escreveu, vc falou de um assunto que alem de ser mto amplo, tem varias maneiras de uma pessoa olhar, achei mto interessante tuas palvras! Até de um certo modo pareceu como um desabafo, algo que vc queria tanto falar, é bom pra gente, teus fãs poder "ver" o que vc ta sentimento em relação a tudo, principalmente a musica...

Gostei bastante do que vc escreveu no 7 paragrafo, e sabe, eu tenho um amigo baixista que considero maravilhoso ao tocar, pra mim é um monstro tocando, ele sabe coisas que mtos considerados os melhores nao conseguem fazer...achei demais mesmo o que tu disse Felipe!
E sabe, eu vou ser super sincera...sei que tem mtos baixistas melhores que vc, tanto vc disse isso! Mas sabe, com a idade que tu tem, e sabendo tocar dessa maneira, é raro ver...porque tu é demais!!!!!!!! O tanto que vc já toca e tudo que tu faz com um baixo é maravilhoso, vc nao tem limites, e pode acreditar, ainda falta mtoooooooooooooooooo pra chegar teu limite, e agente consegue perceber isso facil...pra mim, vc esta com toda certeza entre os 10 melhores do mundo, pela tua pouca idade e experiencia de um ancião no baixo!!

Ainda mais que vc nao é nada orgulhoso, e poderia ser se quizesse, mas alem desse musico excelente que vc é, é uma pessoa que admiro mtoooo, por ser assim tao simples e querido...
Obrigada por todo carinho que tu tem pela gente, e sempre lembrando dos teus filhos da lá Forum...ehhehehe, quando der, aparece mais vezes por lá, e desculpa pelas bagunças!!

Tenha uma semana cheia de sorrisos e bastante alegre!! beijos felizes!!
Dani

*Nossa...desculpa pelo tamanho do comentario*

Anônimo disse...

Oiee..
Teu blog tah d+!!
Beejjosss!
Passa no meo giga??
www.gigafoto.com.br/millaplock

Anônimo disse...

Opa Felipe, tudo joinha?
cara, o sua colocação foi simplesmente perfeita!!!
cara, eu também acompanho os comentarios da galera no orkut... e tipo... o povo fala muita MERDA!!!!!
cara.... gente que num toca PN, num entende absolutamente NADA de musica... chega e escreve que um baixista que tem uma base firme no Brasil, e que tem um nome sendo projetado no mundo, graças a deu esforço, perseverança, trabalho... a pessoa chegar e dizer sem nenhuma base que esse baixista naum toca nada? isso é simplesmente uma tremenda falta de respeito com o trabalho do cara.. mais especificamente com o teu...
cara... admiro MUITO teu trabalho.....
tipo, naum tenho base nenhuma bara fazer comparações, nem pra falar sobre tecnicas.. mais concerteza... tu esta entre os baixistas TOPS do mundo!.. e concerteza tu vai conseguir chegar ao TOP dos TOPs!!!!!
Falow Felipe. um abraço.
Teu fã..

Ranison Plino

ranisonbass@hotmail.com

Anônimo disse...

olá, Felipe!
Fiquei muito contente com tua opção de criar um blog, assim podemos acompanhar o que tu pensa e não, simplesmente, materiazinhas em sites muitas vezes não confiáveis!
Este teu último post foi muito bom! Falou coisas que, realmente, é preciso que as pessoas leiam e saibam!
Acompanho matérias tuas (em outros sites) e faço parte do teu fórum (paty_fallen_angel), mas nunca li uma coisa tão produtiva... pois, é como tu disse, na net, se fala o que se quer e não o que é preciso que as pessoas realmente saibam! E isso é, muitas vezes, muito prejudicial... tanto pra ti (que é uma pessoa pública, não direi 'artista', prq não te considero 'artista', e sim um músico... que estuda pra fazer o que está fazendo...) quanto pra mim, que sou uma rélis mortal, estudando de SI.
Adorei o que tu falou de ser "o melhor baixista da tua casa"... isso foi de uma humildade inigualável... e se todos pensassem assim, seria muito mais saudável!
Não posso dizer que eu acho que tu é o melhor baixista do Brasil (embora eu ache isso), porque não toco nada de baixo e entendo muito pouco disso (embora saiba alguma coisa de música), então, minha opinião não teria embasamento suficiente!
Posso dizer que, pra mim tu é o melhor baixista do Brasil, porque EU gosto de te ouvir tocar... gosto da tua técnica e assim por diante!!!Pra mim, tu toca pra caramba!!!
Concordo plenamente sobre a história que "na internet, as pessoas não têm rosto"...
mas eu tenho... e tu até já conhece (do camarim do Opinião, depois do show de Porto Alegre, em 13/10/2005... hehehe)!
Mas era isso...
adorei o fato de tu ter criado um blog e espero que sempre possa postar coisas tão interessantes quanto este teu último post!!!
Qualquer coisa, tu sabe onde me achar: no teu fórum! hehehe!
Beijos pra ti!
Força, sorte e sucesso sempre!!!
Paty

Anônimo disse...

amigo considere o que fãs acham, não se aflija por um invejoso como o Jeff te criticar, apoie se naqueles que o amam e te respeitam é isso que importa, são muitos os que te adoram como pessoa e músico e pouco os invejosos. Continue assim, um abração do teu fã JB

Anônimo disse...

Po Felipe vc falou de muitas coisas...
Mas sobre a essência sobre o que foi dito, eu concordo com vc e acho que de uma certa maneira, primeiro tem muita gente que acha tal músico o melhor pq alguém disse... Ou ele leu em algum lugar. Pra mim o melhor músico é aquele que me comunica algo, independente da velocidade que ele está tocando, isso como 'ouvinte' não adianta nada se não comunica ou me transforma, mesmo que seja durante aquele tempo da música.
E o gosto musical é o que conta, além tbm do momento e do que vc no fundo quer ouvir...
Acho que é isso...
bjos....

Anônimo disse...

Oie Felipe !
cara,fiquei muito feliz de saber que você criou um blog,sempre quis saber mais sobre os seus pensamentos e agora poderei! Sempre que puder,passarei aqui para ler.

Sobre o texto,não esquenta a cabeça não,a internet é isso mesmo,e o pior é que,não é só o fato das pessoas as vezes fazerem uma critica sem fundamento,além disso elas abusam da falta de educação e respeito.Gente que não é nada na vida chamando gente grande de "lixo" e essas besteiras assim.Sobre a lista dos melhores baixistas,eu colocaria também o Celso Pixinga e o Nilton Wood,heheh !

Abraço!

Até
Antonio Andreoli

Anônimo disse...

Fala aew Felipe,

Adorei esse artigo, até pq, meus amigos sempre disseram que eu preciso aumentar meu senso critico. não sei se vc concorda com o meu pensamento, mas eu costumo dizer que tirando o funk carioca tdo eh musica e toda a musica eh boa

Aproveitando a oportunidade gostaria de um apoio seu, tbm sou baixista, estudo a uns 2anos, mas gostaria que alguem mais experiente avaliasse como eu estou tocando, no que eu preciso melhorar... Naum possuo renda mto alta por isso naum tenho condições de pagar uma aula diretamente com vc... Ainda sou menor de idade moro com meus pais e minha unica renda eh a mesada

Anônimo disse...

"Eu nunca entrei no mercado pra ser o melhor do mundo, mas sim pra ser o melhor que eu puder"

O teu sucesso é fruto da tua simplicidade.
Você merece!

Anônimo disse...

Eai Felipe? blz? cara..concordo plenamente sobre o que você falou de nao existir medidas para se medir a capacidade dos músicos, cada músico é um músico, eles não são melhores e nem piores, apenas diferentes! abraços!

ps: Sou aquele cara que perguntou se você desde que começou a tocar já estava certo se ela aquilo que queria para a sua vida. Gostei da resposta!

Anônimo disse...

ah sim! essa pergunta que eu te fiz foi no work show em salvador dia 29/04/06! huhue até!

Anônimo disse...

Felipe sou baterista...e tava preceisando de um tapa na cara como este...Tô acordando pra vida!!Brigado...

Anônimo disse...

Blz Felipe,kra eu num sei se vc ja ouviu isso "mais vc eh o kra" poh gosto muitu de suas pegadas no baixo no AngrA como em outras musicas como Karma e suas musicas proprias eu sempre quis a um work shop seu espero que vc esteja vendo essa mensagem queria tbm saber como vc pensa em fazer as linhas na musica e eu to preste a gravar um cd como eu faria assim nas variaçoes de notas,se me entende,eu espero chegar a te conhecer kra vc eh o meu idolo heheh qualquer coisa ta aew meu e-mail vc pude me ajuda blz,

Vlw aew

Weslley Aguiar